sábado, 18 de fevereiro de 2012

A Importância da Notação Musical


Durante muitos anos, governos mundiais têm trabalhado arduamente para erradicar o analfabetismo de suas nações. Isso se da pela importância que o domínio da escrita tem para a preservação do conhecimento de uma determinada cultura e época. Na antiguidade, quem dominava a escrita, ocupava lugar de destaque na sociedade vigente. É o caso dos escribas, que foram os responsáveis pela preservação e pelo repasse, para posteridade, dos conhecimentos adquiridos possibilitando assim a continuidade do desenvolvimento daquele povo.
O mesmo acontece com a notação musical. Ela traz em si a capacidade de preservar o conhecimento musical que foi produzido ao longo dos séculos. De que outra forma poderíamos apreciar a nona sinfonia de Beethoven  ou as fugas de Bach se não através dos escribas musicais que conseguiram eternizar tais obras através da destreza que possuíam com a pena tendo em vista a não existência de meios de gravação naquela época? Basta esses dois exemplos para que percebamos a importância do ensino-aprendizagem da notação musical tradicional. Digo tradicional pelo fato de a maior parte da música que chega até nós ainda hoje, ser baseado nos conceitos de tom e tonalidade, ou seja, ser música tonal.
Pena que nem sempre  tivemos a escrita musical presente! Essa Notação como a conhecemos hoje, partituras, ou mais conhecida popularmente como bolinhas, so foi concebida durante a idade média. Imaginemos quantas obras boas foram perdidas ou deturpadas por falta de uma notação precisa? É só lembrarmos-nos da famosa brincadeira do "Telefone sem fio" aonde as mensagens vão passando de pessoa em pessoa e muitas vezes chegam totalmente alteradas no final.
Por isso, chamo a atenção de todos os meus colegas educadores musicais, para que olhem com carinho, o ensino da notação musical. Pois ela é capaz de proporcionar aos alunos tanto a oportunidade de apreciarem obras dos compositores famosos através da própria execução, como também produzirem e eternizarem as próprias obras fazendo assim, com que se sintam cada vez mais incentivados ao estudo dessa arte que também é umas linguagens tidas como universais. Música

Um comentário:

  1. Interessante esse artigo
    Estou fazendo curso de música na universidade em Moçambique e tenho um trabalho acerca das ondas sonoras e a história da notação musical,gostaria que me ajudasse por favor muito obrigado
    Erasmo

    ResponderExcluir